Ao realizar a segunda reunião da Comissão Mista para a Cooperação Económica, Comercial e de Investimento em formato virtual, as partes acordaram em apoiar as respectivas comunidades empresariais de forma a promover a atividade empresarial e a colaboração em várias áreas.
Eles observaram que antes da pandemia Covid-19, suas transações giravam em torno de 100 milhões de dólares, mas em 2020 mal chegaram a 70 milhões, então será necessário fazer um esforço para recuperar esse patamar e até superá-lo.
Hanói e Montevidéu acolheram com satisfação seus recentes contatos para resolver questões técnicas relacionadas com a concessão de licenças para introdução de produtos agrícolas de um país para o outro.
Eles também expressaram interesse em implementar maior colaboração em áreas como segurança alimentar, alfândega, ciência e tecnologia, produção de software e exploração e processamento de madeira.
A reunião foi co-presidida pelo vice-ministro vietnamita da Indústria e Comércio, Do Thang Hai, e pela vice-ministra das Relações Exteriores do Uruguai, Carolina Ache Batlle.
Participou de Hanói o embaixador do Uruguai, Raúl Pollak, que há poucos dias comentou como seria conveniente para as duas nações assinarem um acordo de livre comércio.
O diplomata comentou que seu país tem interesse em colocar neste mercado um volume maior de mercadorias, principalmente carne bovina, e em receber componentes eletrônicos, borracha, frutas e café.
O Vietnã e o Uruguai estabeleceram relações diplomáticas em 11 de agosto de 1993.
mem / asg / fav/gdc