Durante sua participação virtual em um Fórum de Desenvolvimento Juvenil, organizado pela Federação Juvenil da China e que faz parte do programa Ponte para o Futuro, Álvarez assegurou que em Cuba as gerações mais jovens entendem e assumem sua responsabilidade na continuidade histórica da Revolução, unidas com o Partido Comunista.
Ao mesmo tempo, destacou que, entre as diversas frentes de trabalho, a juventude cubana desempenha um papel fundamental na luta contra o aumento sem precedentes do bloqueio dos Estados Unidos, outras medidas agressivas e campanhas de desestabilização e manipulação da mídia contra a ilha.
‘Neste contexto, os inimigos do povo e da sua Revolução procuram impor a falsa imagem de uma juventude distanciada dos valores que nos comprometem com a geração histórica da Revolução, o que não permitimos, nem permitiremos. ‘, afirmou.
O dirigente cubano referiu também a contribuição que os jovens têm dado à batalha que a maior das Antilhas está travando contra a pandemia de Covid-19, inserindo-se ativamente nos mecanismos de prevenção e detecção de casos, apoiando a produção de alimentos e em diversas esferas que contribuem para a economia do país e para o desenvolvimento de vacinas.
Álvarez também ratificou o compromisso da UJC com a juventude do mundo para fortalecer ainda mais os laços de cooperação. Uma ampla representação de jovens diplomatas e estudantes cubanos participou deste fórum, realizado na cidade chinesa de Xangai, onde debateram formas de alcançar um maior entendimento com o objetivo de promover o desenvolvimento compartilhado e erradicar a pobreza. Também estiveram presentes representantes da Venezuela, México, Argentina, Brasil, Equador, Antígua e Barbuda, Peru, entre outros.
jha / ipf / mmd