Hospedada na Galería El Reino de este Mundo, parte da Biblioteca Nacional José Martí, a exposição apresenta obras recentes do autor, assim como outras peças de anos antes de sua morte em 2020.
Pela primeira vez, o público cubano terá acesso à obra literária do artista, que inclui as coleções do verso El instante cernido (1953), Estación de la hierba (1957), Destrucciones por el horizonte (1968), Apuntes para una mítica de La Habana (1971), Suma de ecos (1989), Umbral (1997) e a antologia pessoal Cifra (2003).
Seu trabalho como jornalista e crítico de arte também se destaca, levando aos ensaios Tiempo y poesía (1961) e aos contos Vida secreta de la Giraldilla (2003).
A iniciativa, organizada com o apoio do Conselho Nacional das Artes Plásticas, se somou ao lançamento de um site que reúne materiais sobre a vida e obra do pintor, poeta, ensaísta, editor e jornalista.
Em sua vida, De Oraá foi um dos grandes expoentes do abstracionismo e recebeu importantes prêmios por sua obra, incluindo o Prêmio Nacional de Design de Livro e o Prêmio de Poesia Rafael Alberti.
jha/chm/vmc