Reunidos no Palácio de Convenções desta capital, os membros da força política abriram o debate sobre a melhoria do trabalho do Partido, o intercâmbio permanente com o povo sobre os processos da economia e a implementação das medidas para a empresa estatal socialista e outros atores.
Na véspera, o primeiro-secretário do PCC, Miguel Díaz-Canel, destacou a necessidade de enfatizar a exemplaridade da militância e fortalecer a unidade com os cidadãos diante das tentativas de subverter a ordem no país caribenho.
O também presidente da República destacou a prioridade dada ao atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade e defendeu a sistematização do diálogo entre as máximas lideranças da Ilha e diversos setores da sociedade.
O secretário de Organização e Política de Quadros, Roberto Morales Ojeda, apresentou o relatório central do encontro, que reúne referências sobre o desenvolvimento da economia e a aplicação dos acordos do 8ú Congresso do partido, realizado entre os dias 16 e 19 de abril último .
Os participantes do fórum aprovaram o referido documento e as modificações aos Estatutos do PCC, que ratificam os princípios fundamentais do Partido como força política superior da sociedade e do Estado.
O II Plenário também deu luz verde ao programa de transformação do trabalho político-ideológico, com instrumentos teóricos e metodológicos para responder aos desafios atuais e forjar uma cultura emancipatória contra todas as formas de preconceito e discriminação, a favor da unidade nacional.
Os presentes aprovaram a estratégia geral de política de quadros para o período 2021-2026, além de analisar uma proposta diagnóstica e um plano de fortalecimento do poder popular em Cuba.
jcm / cgc / ls