Esse consenso foi alcançado pelo vice-primeiro-ministro Liu He e pela secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, durante uma reunião de videoconferência que foi a terceira reunião de alto nível realizada este mês entre as duas potências.
Segundo um comunicado oficial, foi novamente um diálogo pragmático, franco e construtivo sobre a situação macroeconômica, a cooperação bilateral e multilateral.
‘Ambas as partes concordaram que, dado que a recuperação econômica global está em um momento crítico, é importante que a China e os Estados Unidos fortaleçam a comunicação e a coordenação das políticas macroeconômicas’, acrescentou a nota.
No entanto, o vice-primeiro ministro chinês enfatizou a questão das tarifas e sanções adicionais aplicadas por Washington, pedindo um tratamento justo para as empresas nacionais.
As conversas de Liu e Yellen seguiram as que ele manteve no dia 9 com a Representante de Comércio dos EUA, Katherine Tai, para revisar a implementação da fase um do pacto para enterrar a guerra tarifária.
No início de outubro, Yang Jiechi, diretor de Assuntos Exteriores do Partido Comunista da China, e o conselheiro americano para a Segurança Nacional, Jake Sullivan, se encontraram na Suíça.
Todos esses contatos fazem parte das tentativas de ambas as potências de colocar as diferenças de lado, atender a inquietude em múltiplas questões e buscar um entendimento satisfatório para cada uma das partes.
Inclusive da reunião na Suíça, foi divulgada uma videoconferência entre os presidentes Xi Jinping e Joe Biden antes do final do ano.
npg / ymr / hb