O ROC, segundo nota do IEC, será o centro nevrálgico para captar, auditar, cotejar e anunciar os resultados das eleições locais, promovendo a transparência do processo. É apoiado por outras nove instalações provinciais semelhantes em todo o país.
Tentamos nos preparar para esta eleição dentro dos limites de tempo e aqueles impostos pela Covid-19, mas estamos razoavelmente seguros de que todas as ações necessárias foram tomadas para realizá-las no auge contemplado na constituição, disse o diretor eleitor do IEC, Sy Mamabolo.
Por sua vez, Glen Mashinini, presidente daquela entidade, afirmou que já existem medidas para proteger a integridade dos resultados. O ROC, disse ele, é uma garantia da impossibilidade de manipulação dos resultados.
Algumas delas, detalhou o governante, incluem a captação e verificação dos resultados em cada mesa de votação por funcionários e agentes dos partidos políticos, bem como a publicação dessas informações na porta de cada colégio eleitoral.
Quando aparecem nas placas eletrônicas da ROC, já são conhecidos em campo. Portanto, não há como um comissário ou qualquer pessoa alterar os resultados, porque eles chegarão ao mesmo tempo que as partes teriam acesso às informações locais, acrescentou Mashinini.
mem / mv/glmv