Lamentamos profundamente a morte do ilustre intelectual cubano, Juan Valdés Paz, vencedor do Prêmio Nacional de Ciências Sociais e Humanísticas pelo trabalho de sua vida. Enviamos nossas mais profundas condolências à sua família e amigos, o presidente postou em sua conta no Twitter.
Aos 83 anos, Valdés tornou-se um dos mais destacados pensadores da Cuba contemporânea, cuja marca viverá na Universidade de Havana e no Instituto Superior de Relações Internacionais Raúl Roa García, um centro de alto rigor onde ele lecionou.
Destacaram sua pesquisa sobre temas como sociologia rural, relações internacionais, América Latina e diferentes aspectos da Revolução Cubana, que ele escreveu em numerosos artigos, revistas e compilações no México, Costa Rica, Porto Rico, Argentina, Brasil, Peru, Estados Unidos e Espanha.
Ele foi pesquisador do Centro de Estudos sobre a América e do Instituto de História de Cuba. Quando se aposentou em 2000, ele continuou este trabalho em outras instituições cubanas e latino-americanas.
acl/chm/bm