No primeiro dia de trabalho da legislatura em sua sétima sessão ordinária, se referiu às tentativas de Washington de destruir a nação caribenha apertando seu bloqueio econômico, adotando medidas coercitivas e apoiando e financiando atividades subversivas.
Não esqueça que o sistema político que legitima nossa Carta Magna é irrevogável, disse Lazo, acrescentando que aqueles que tentam derrubá-la estão condenados ao fracasso.
O parlamento cubano se reúne com a presença do presidente da República, Miguel Díaz-Canel, e mais de 90% dos deputados, via videoconferência.
Disse que, devido à situação epidemiológica causada pela Covid-19, esta reunião não poderia ser realizada em julho, mas dada a diminuição do número de casos e os avanços na vacinação, o oitavo período poderia ser realizado pessoalmente em dezembro.
O presidente do Conselho de Estado também falou sobre o contexto em que a reunião está ocorrendo, marcado pelo 45ú aniversário do Poder Popular, que marcou o fortalecimento da institucionalidade e da democracia socialista.
‘É hora de refletir sobre o significado real do conceito de Poder do Povo e de fazer todo esforço para melhorá-lo’, insistiu, e pediu que se trabalhe para ajustar seu papel às circunstâncias atuais e para estar em sintonia com as necessidades do povo.
Também enfatizou que a segunda sessão plenária do Comitê Central do Partido Comunista deu seguimento a esta questão e estabeleceu o caminho a seguir para melhorar o sistema, que é ‘uma expressão da democracia socialista e uma salvaguarda da Revolução’.
Dada a recuperação gradual da economia, cabe a todos nós contribuir para o desenvolvimento econômico e social de Cuba, observou Lazo, e reconheceu os esforços dos cientistas na luta contra a pandemia.
A sessão contou com a presença de prestigiados pesquisadores com trabalho meritório na luta contra a Covid-19, entre eles os 10 que foram condecorados como Heróis do Trabalho da República, três dos quais são deputados.
O presidente do parlamento também se referiu à morte de cinco deputados, pelos quais foi observado um minuto de silêncio. Como parte do protocolo, 13 pessoas foram empossadas como legisladoras.
mem/kmg/bm