O maior orçamento da história do país é baseado na produção de petróleo de um milhão 826.000 barris por dia e um preço médio da mistura de petróleo bruto de exportação mexicana de 55,1 dólares por barril, embora os preços atuais estejam perto de 80 dólares por barril.
Desse total, o Senado prevê que cerca da metade, 3.944.520,6 milhões, virá de impostos, embora a proposta do governo não proponha aumentá-los.
O projeto de lei foi aprovado na madrugada desta manhã, após uma discussão tensa e acalorada de 16 horas que começou na tarde anterior e terminou por volta das 03h00, hora local, na quinta-feira, com 67 votos a favor e 38 contra.
A lei da receita também exige um crescimento do PIB de 4,1% e uma taxa de câmbio de 20,3 pesos ao dólar, além dos números da produção de petróleo.
Com a aprovação da Lei da Receita Federal de 2022, também foram aprovadas a Miscelânea Fiscal e a Lei de Deveres, que foram transmitidas ao executivo federal, e com as quais este processo foi finalmente concluído no Senado.
Raúl de Jesús Elenes, senador do partido Morena, disse que o orçamento mais alto da história do país será colocado nas mãos do governo, que será usado em favor da população de baixa renda e não se baseia na dívida pública, mas na arrecadação de impostos em sua maior parte.
A oposição lamentou o fato de tudo ter sido aprovado sem alterar uma única vírgula na iniciativa do governo, admitindo assim efetivamente seu fracasso em suas tentativas de controlar a distribuição do orçamento, que era seu objetivo nas eleições de meio-termo nas quais esperavam ganhar uma maioria no congresso.
mgt/lma/bm