Um despacho do primeiro-ministro Pham Minh Chinh alertava que a situação poderia piorar devido às fortes chuvas que caíram há poucos dias ali, que causaram uma morte, três desaparecidos e milhares de desabrigados.
As chuvas causaram inundações e deslizamentos de terra, principalmente nas províncias de Thua Thien-Hue, Quang Nam, Quang Ngai e Binh Dinh. Alguns rios da região ainda estão cheios e várias áreas continuam alagadas.
O novo fenômeno atmosférico ameaça uma vasta região que vai da cidade de Da Nang à província de Binh Thuan, incluindo as Terras Altas Ocidentais, disse o Centro Nacional de Previsões Hidrometeorológicas.
Desastres naturais, especialmente enchentes e deslizamentos de terra, deixaram quase 400 mortes e perdas de cerca de US $ 1,3 bilhão no ano passado no Vietnã, um dos países mais vulneráveis às mudanças climáticas.
A nação da Indochina é uma das 10 mais afetadas por esse fenômeno em escala global. Desastres naturais e incidentes associados fazem com que perca até 1,5% de seu Produto Interno Bruto anualmente.
oda / asg / fav