O chefe da Autoridade do Canal de Suez (SCA), Osama Rabie, disse em um comunicado que de janeiro a 25 de outubro, 16.661.000 navios cruzaram a rota interoceânica, um crescimento de 8,8 por cento.
O tráfego também aumentou durante o mesmo período em 8,5 por cento, totalizando 1,29 milhões de toneladas.
O crescimento ocorre apesar dos efeitos da pandemia Covid-19 no comércio mundial e do fechamento da hidrovia por seis dias em março último devido ao acidente de um navio porta-contêineres, especifica o texto.
Em 29 de setembro, o Canal de Suez registrou a maior movimentação diária de navios de sua história, somando 87 em ambas as direções, com um peso líquido de carga de 4,8 milhões de toneladas.
Construído entre 1859 e 1869, o canal é uma obra artificial navegável de 163 quilômetros de extensão, conectando o Mediterrâneo ao Mar Vermelho.
De acordo com dados oficiais, 10% do comércio marítimo global circula por essa artéria.
No passado mês de maio, a SCA anunciou o início das obras de dragagem para o prolongamento de uma segunda via que permite o tráfego bidirecional no troço sul da obra.
O plano é estender em 10 quilômetros a segunda faixa do canal, inaugurada há seis anos, para chegar a 82 quilômetros de extensão.
mem / rob / fav