Ele nos deixou sua memória, seu exemplo. Como dizia #Fidel (Castro): No povo há muitos Camilos. #CamiloVive #SomosContinuidad, acrescentou ele.
Por sua vez, o Ministro das Relações Exteriores Bruno Rodríguez evocou o exemplo e a lealdade de Cienfuegos, e destacou a coincidência com sua convicção de que ‘Tão alto quanto o pico invencível do Turquino, é hoje e sempre será o apoio do povo cubano para a Revolução’.
Da mesma forma, o Ministério das Relações Exteriores prestou homenagem em seu site ao herói revolucionário com uma frase de Fidel Castro: ‘Camilo era um homem que amava tarefas difíceis; poderíamos dizer que ele era um homem que amava as dificuldades, que sabia como enfrentá-las e era capaz de fazer proezas nas circunstâncias mais incríveis’.
Camilo Cienfuegos Gorriarán (1932-1959) foi uma das personalidades mais paradigmáticas da Revolução Cubana junto com Fidel Castro, Ernesto Che Guevara, Raúl Castro e Juan Almeida.
Seu desaparecimento físico no alvorecer do processo de transformação que começou em Cuba em 1959 chocou a população da ilha, que lhe presta homenagem todos os anos jogando flores no mar.
acl/evm/bm