Reunidos de forma virtual, os deputados vão analisar as propostas de regulamento dos Tribunais de Justiça, Código de Processo, Processo Penal e Procedimento Administrativo, que já foram debatidas em sessões de estudos anteriores.
A agenda legislativa inclui ainda a alta fiscalização da atuação do Ministério da Construção, os acordos adotados pelo Conselho de Estado no período entre as sessões, e a proposta de próxima prestação de contas ao Primeiro-Ministro, Manuel Marrero, entre outros assuntos.
O parlamento realizou o seu primeiro dia útil na véspera do sétimo período ordinário da nona legislatura, quando abordou questões como a execução do orçamento do Estado em 2020 e a situação da economia até ao final de setembro.
Eles também souberam do andamento da Ordem-Tarefa, nome sob a qual o país em janeiro deste ano empreendeu a eliminação da dupla moeda e taxa de câmbio, desvalorizou o peso cubano a uma taxa de 24 por dólar e realizou reformas salariais e preços, entre outras ações.
Os deputados também homenagearam os cientistas e profissionais de saúde que, nesta fase, não mediram esforços para salvar vidas do Covid-19, e receberam informações atualizadas sobre o enfrentamento da pandemia.
As inovações em equipamentos e medicamentos realizadas para tratar pessoas infectadas, bem como o andamento da campanha nacional de vacinação contra a doença, ocuparam espaço dentro da apresentação.
A Assembleia rejeitou, por meio de declaração, as recentes ações do Governo dos Estados Unidos para tentar subverter a ordem constitucional na nação caribenha e apoiou o sistema social socialista.
Além disso, 13 novos deputados prestaram juramento e tomaram posse.
mem/kmg/jcfl