Pelotões de uniformizados vão monitorar os diferentes panteões da cidade, bem como nas esplanadas e centros onde se desenvolvem atividades nos 16 municípios, informou a Secretaria de Segurança Cidadã da Cidade do México.
Os agentes serão apoiados por 1.319 viaturas oficiais, patrulhas motorizadas, ambulâncias e um helicóptero dos Condors que realizarão tarefas de controle de trânsito, prevenção e vigilância, nas proximidades dos 120 cemitérios dos 16 bairros da capital.
A polícia contará com o apoio dos operadores dos Centros de Comando e Controle, e de Informática, Comunicações e Contato com o Cidadão, que fiscalizarão qualquer ato que altere a ordem pública, bem como em caso de agravos à saúde.
O Dia dos Mortos é o feriado nacional mais esperado no México, a participação dos cidadãos é massiva e ocorre em todos os espaços públicos e privados, incluindo as residências.
A apoteose é o desfile do dia 31 anterior às homenagens dos familiares aos seus familiares nos cemitérios, aquele da capital o mais colorido, apinhado e longo, que começa no zócalo em frente ao Palácio Nacional, e termina em Campo Marte.
São 8,7 quilômetros que os parentes dos mortos percorrem a famosa avenida Paseo de la Reforma, a grande maioria disfarçada de esqueletos, e as catrinas com seus vestidos longos e rostos de caveira, dançando, cantando e glorificando seus falecidos.
mem / lma / fav