Com 2,5 toneladas de carga, incluindo 1.490 quilos de equipamentos, alimentos, produtos de higiene, roupas, 560 quilos de combustível, 420 de água e 43 de oxigênio, a espaçonave que opera automaticamente vai atracar na EEI sábado.
A bordo da estação orbital estão atualmente os dois cosmonautas russos Pyotr Dubrov e Anton Shkaplerov; os astronautas americanos Mark Vande Hei, Megan McArthur e Shane Kimbrough; o francês Thomas Pesquet; e o japonês Akihiko Hoshide.
Composto por 15 módulos permanentes, a EEI orbita a Terra a uma distância de 400 quilômetros e a uma velocidade de mais de 27 mil quilômetros por hora.
Em abril deste ano, o vice-primeiro-ministro russo Yuri Borisov declarou que o estado atual deixa muito a desejar, para que Moscou possa iniciar a construção de sua própria estação orbital.
A empresa espacial russa Energia já foi contratada para garantir que o primeiro módulo da nova Estação de Serviço Orbital Russa esteja pronto em 2025; será o laboratório de ciência e energia, cujo lançamento na EEI estava previsto para 2024.
mem / mml / fav