O projeto inclui cerca de trinta filmes clássicos realizados por cineastas de destaque como o espanhol Luis García Berlanga, além de materiais representativos da chamada Idade de Ouro da filmografia mexicana e outros exibidos em versões anteriores do evento.
Dessa forma, a iniciativa visa promover a divulgação da sétima arte de língua espanhola no país japonês, juntamente com o calendário de ações concebido para o evento, que acontecerá entre 30 de outubro e 8 de novembro.
Com mais de 270 filmes inscritos, no Latin Beat faltará, como em 2020, a presença de cineastas e atores devido às restrições de mobilidade internacional impostas pela pandemia Covid-19.
Apoiado pelo Festival Internacional de Cinema de Tóquio (TIFF), o concurso exibirá títulos como The Box, do venezuelano Lorenzo Vigas, Veneciafrenia, do diretor espanhol Álex de la Iglesia e Libertad, da diretora ibérica Clara Roquet.
Da mesma forma, La hija, de Manuel Martín Cuenca, El otro Tom, dos uruguaios Rodrigo Plá e Laura Santullo, La civil, coprodução entre México, Bélgica e Romênia; entre outros filmes que podem fazer parte de um novo canal online de filmes da Espanha e da América Latina, com legendas em japonês.
mem / lbl / hb