São Francisco, Washington, Nova York, Chicago, Albuquerque e Minnesota unem-se neste domingo à iniciativa promovida por grupos de solidariedade, residentes cubanos e o projeto Pontes de Amor, que começou na véspera em Bristol, Troy, Boston, Los Angeles e Victoria.
Segundo o Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), de Ottawa e Vancouver, no Canadá, também foram noticiadas neste sábado passeios de carro e bicicleta em apoio a Cuba.
Neste contexto, foi lançada a convocatória para a iniciativa “Da Austrália a Cuba com Amor”, que consiste em passeios em diferentes localidades dessa nação da Oceania até percorrer uma distância semelhante à que a separa desta ilha antilhana.
Da mesma forma, na América Latina, grupos de solidariedade da Venezuela, Paraguai, México, El Salvador, Panamá, República Dominicana, Nicarágua e Brasil desenvolvem atividades de apoio ao direito de Cuba à soberania e independência diante das agressões dos Estados Unidos.
Ativistas europeus do Reino Unido, Suíça, Itália, Áustria, Finlândia e Alemanha também participam das ações do fim de semana que fecham a jornada Temos Memória, convocada pelo ICAP contra o terrorismo e o bloqueio.
A iniciativa que está em andamento desde setembro reuniu o movimento internacional de solidariedade a Cuba em uma reivindicação comum contra o cerco à ilha.
jcm / evm / hb