Essa iniciativa foi apresentada na véspera em La Timba, um dos bairros da capital onde se trabalha para melhorar os assentamentos em estado desfavorável e melhorar as condições de vida dos seus habitantes.
Segundo Ibis Menéndez-Cuesta, subdiretora-geral do Instituto Nacional de Ordenamento Territorial e Urbanismo, o que se busca é transformar essas cidades em lugares mais agradáveis, com um ambiente enriquecedor em todos os sentidos.
A campanha será estendida a todo o país e envolve os moradores dessas comunidades na manutenção das vias, limpeza dos espaços comuns; reabilitação, reparação, remodelação de serviços e logradouros, disse a responsável ao jornal Granma.
Menéndez-Cuesta destacou que por meio dessa iniciativa de reanimação também é implementada a Nova Agenda Urbana, para a criação de espaços seguros e sustentáveis, em linha com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Essas intervenções comunitárias visam elevar as condições de vida dos moradores por meio da melhoria de suas casas e do entorno, garantindo a fruição dos serviços básicos, com a participação dos vizinhos.
jha / evm / hb