23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Panteão de Agripa

Italia, Roma, Panteón, Agripa

Panteão de Agripa

Por Frank González Roma, 31 out (Prensa Latina) No coração do centro histórico da capital italiana está o Panteão de Agripa, uma das maravilhas da arquitetura e da engenharia da Roma Antiga.

O templo – dedicado a todas as divindades – foi originalmente construído entre os anos 27 e 25 n. e. por Marco Vespasiano Agrippa, proeminente político, soldado e arquiteto, amigo, genro e colaborador próximo de Augusto, o primeiro imperador romano.

Devastada por incêndios quase um século depois, a estrutura foi reconstruída entre 118 e 125, sob a égide de Adriano, que “queria que este santuário de todos os deuses representasse o globo terrestre e a esfera celeste, um globo dentro do qual estão contidas as sementes do fogo eterno, tudo contido na esfera oca. ”

Pelo menos é assim que Marguerite Yourcenar o imaginou em uma passagem de seu romance Memórias de Adriano, inspirado no imperador cuja vida transcorreu no período histórico da transição do politeísmo ao cristianismo no Ocidente.

Rebaixado pelos imperadores cristãos de Constantino e saqueado pelos bárbaros após a queda do Império Ocidental em 476, o templo foi cedido pelo soberano oriental Focas em 608 ao Papa Bonifácio IV, que o consagrou e dedicou a Santa Maria dos Mártires , um ano depois.

A conversão em basílica foi decisiva para a preservação e atual funcionalidade do edifício, com seus 46,5 metros de altura e 54,5 de comprimento, dotado de um pórtico de 16 colunas de granito coríntias em três fileiras, oito na primeira, quatro na segunda e iguais número no terceiro.

Na parte superior da fachada existe um frontão e no friso a inscrição comemorativa M•AGRIPPA•L•F•COS•TERTIVM•FECIT (Construída por Marcus Agripa, filho de Lúcio, três vezes cônsul), com a qual Adriano homenageou o autor da obra original.

Um vestíbulo retangular conecta o pronaos com a espaçosa sala circular, ou cella, coberta pela maior cúpula de concreto armado do mundo com 43,44 metros de diâmetro, perfurada no zênite por um óculo de nove metros por onde a luz penetra.

Pelos materiais utilizados na sua construção, pelas soluções de engenharia para os problemas colocados em cada momento e pelo seu desenho, o Panteão de Agripa deu o tom dentro e fora das fronteiras do império e do seu tempo.

Ali estão os restos mortais do pintor e arquiteto Raffaello Sanzio, Rafael, um dos grandes artistas do Renascimento, que o escolheu como seu último local de descanso no caminho para a eternidade.

Outras celebridades da arte e da casa real de Sabóia também residem no recinto, que recebeu quase nove milhões de visitantes como museu em 2019.

mem / fgg / hb

(Retirado do Orb)

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES