A instituição, resultado da colaboração entre o Grupo BioCubaFarma e o Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB), é a primeira indústria de alta tecnologia a ser estabelecida na Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel, disse o presidente cubano durante a inauguração.
“O Complexo irá pesquisar, desenvolver e produzir vacinas e medicamentos inovadores para o tratamento de doenças que são os principais problemas de saúde em Cuba e no mundo”, disse o chefe de Estado.
Entre seus produtos estão tratamentos para câncer, diabetes, doenças auto-imunes e infecciosas, doenças cerebrovasculares, Covid-19, entre outros, ele acrescentou.
Para este fim, a fábrica desenvolverá medicamentos produzidos nacionalmente, como a vacina Abdala, ou os medicamentos Jusvinza, Heberprot-P e Heberferon.
Considerado um dos mais avançados do gênero na região, o Complexo é o resultado de um investimento projetado por especialistas e engenheiros cubanos, disse o chefe de estado.
Por sua vez, Eduardo Martínez, presidente do Grupo BioCubaFarma, disse que a instituição reúne o pensamento inovador do líder histórico da Revolução, Fidel Castro, com o apoio das autoridades nacionais.
A inauguração do complexo na segunda-feira coincidiu com o lançamento da Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel para investimentos estrangeiros, um megaprojeto de vital importância para a maior das Antilhas.
A iniciativa, localizada na província ocidental de Artemisa, vem incentivando o investimento estrangeiro direto desde novembro de 2013.
mem/ebr/vmc