Com mais de 62 anos de experiência em cobertura jornalística e 40 correspondentes em todos os continentes, a renovação permite à Prensa Latina oferecer a partir de agora melhores características em todas as suas seções e mídias.
O novo portal, que pode ser acessado tanto de telefones celulares quanto de computadores, facilitará o acesso de seu conteúdo para aqueles interessados em verificar a premissa fundadora de estar sempre a serviço da verdade, disse Norge López, engenheiro do departamento de Desenvolvimento Técnico da Prensa Latina.
A plataforma foi tornada o mais flexível possível, especialmente em seu projeto, a fim de alcançar um melhor posicionamento, em concorrência com outros meios de comunicação internacionais, disse ele, acrescentando que “é necessário alcançar as pessoas com as ferramentas de hoje”.
O especialista destacou importantes mudanças no conteúdo gráfico e audiovisual do portal, que, segundo ele, inclui podcasts em seu serviço de rádio e uma maior ênfase nos produtos da Prensa Latina Televisão, bem como espaços inovadores como “Fotos para as notícias”, entre outros.
Prensa Latina, a principal agência de notícias nativa da região, foi fundada em junho de 1959 para defender a nascente Revolução Cubana e dar ao povo latino-americano uma voz própria diante do monopólio jornalístico internacional.
Por mais de seis décadas, várias gerações de jornalistas cubanos e latino-americanos seguiram os postulados de seus fundadores reunidos na chamada Operação Verdade, durante a qual o líder histórico Fidel Castro insistiu que a mídia da região deveria possuir a verdade e não ser vítima de mentiras.
O fundador e primeiro diretor, Jorge Ricardo Masetti, destacou desde o primeiro dia a necessidade de os editores da Prensa Latina exercerem um jornalismo “objetivo, mas não imparcial”, porque, insistiu, não se pode ser imparcial entre o bem e o mal.
Apesar das limitações financeiras e materiais, a agência tornou-se um moderno centro multimídia, que transmite quase 400 despachos diários em seis idiomas, publica cerca de vinte revistas especializadas, fornece serviços de rádio e televisão e tem uma participação crescente em redes digitais.
O portal www.prensa-latina.cu é o site jornalístico com maior tráfego em Cuba e o melhor posicionado do país no ranking mundial na Internet, de acordo com os medidores internacionais.
oda/jl/vmc