Através de sua conta no Twitter, o Ministro das Relações Exteriores cubano Bruno Rodríguez enfatizou que a existência da espécie humana e o futuro do planeta estão em jogo.
“Os países industrializados, os maiores emissores de gases de efeito estufa, não podem fugir da responsabilidade com tímidas promessas”, acrescentou ele sobre a rede social.
A cúpula de líderes mundiais, presidida pelo Reino Unido em parceria com a Itália, contará com a presença de chefes de Estado e de governo de mais de 120 nações.
A COP26 em Glasgow, Escócia, procurará finalizar as diretrizes para a implementação do Acordo de Paris, mobilizando o financiamento climático, ações para fortalecer a adaptação ao clima, o desenvolvimento e a transferência de tecnologia e limitar o aumento da temperatura global.
O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, também participará hoje da cúpula para defender novas e concretas políticas de mudança climática para eliminar os subsídios à produção de carbono e investir em tecnologias limpas.
A ministra da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Cuba, Elba Rosa Pérez, participará na segunda-feira da Universidade de Glasgow para a estreia de um documentário sobre a Task Life, como é chamado o plano concebido pelo Estado Antilhano para enfrentar a mudança climática.
mem/idm/bm