Segundo comunicado oficial do Cecmed, este acordo permitirá aproveitar o potencial de amizade e cooperação de ambas as autoridades, criando um quadro ainda mais forte para a assistência técnica a nível regulatório.
Da mesma forma, abrirá espaço para novos espaços de maior intercâmbio de informações e conhecimentos com o objetivo de ampliar e concretizar a colaboração entre as duas entidades para permitir o acesso oportuno a medicamentos de qualidade, seguros e eficazes.
Durante a cerimônia, a diretora da instituição cubana, Olga Lidia Jacobo, avaliou os resultados do centro ao longo de mais de 30 anos de sua fundação, bem como sua atuação frente à pandemia.
Ela reiterou a vontade do Cecmed de cooperar com a agência argelina para intercambiar as experiências adquiridas na época da Covid-19, favorecendo um clima de reciprocidade e coordenação regulatória entre os dois países.
Observou que a autoridade reguladora cubana tem enfrentado o processo de aprovação de suas próprias vacinas contra a Covid-19, com processos acelerados “sem perder o rigor da fiscalização regulatória”.
Estiveram presentes o diretor geral da Agência Nacional de Produtos Farmacêuticos da Argélia, Kamel Mansouri; e o Ministro da Indústria Farmacêutica, Dr. Abderrahmane Djamel Lotfi Benbahmed.
Da mesma forma, o embaixador de Cuba na Argélia, Armando Vergara; o encarregado de negócios da embaixada da Argélia em Havana, Kaddour Ayas, entre outros.
mgt/cdg/cm