A Rede Cubana de Ciência confirmou em seu Twitter a escolha dos doutores Gerardo Enrique Guillén, diretor de Pesquisas Biomédicas do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB); e Ernesto Altshuler Álvarez, da Faculdade de Física da Universidade de Havana (UH).
Guillén, doutor em Ciências Biológicas daquele centro de estudos superiores desde 1995, é Pesquisador titular há 20 anos, Acadêmico títular da Academia Cubana de Ciências, entre outros, e participou de mais de 200 congressos e workshops no interior e fora do país com a apresentação de mais de 300 trabalhos e mais de 50 conferências.
É Secretário do Conselho Científico do CIGB e Membro Titular da Sociedade Cubana de Imunologia desde 1996 e Membro Honorário desde 2012.
Altshuler Álvarez, por sua vez, é Professor Associado da Faculdade de Física do UH, editor do Jornal Cubano de Física e autor de várias investigações sobre materiais magnéticos relacionados a ímãs, supercondutividade, entre outros.
A eleição de Crombet foi anunciada na véspera na mesma rede social pela instituição científica cubana a que pertence, e será válida a partir de 1º de janeiro de 2022.
Além disso, a Academia Mundial de Ciências (TWAS) é uma organização internacional autônoma, fundada em Trieste, Itália, em 1983 por um grupo distinto de cientistas sob a liderança do falecido Prêmio Nobel Abdus Salam do Paquistão. Veio oficialmente ao conhecimento em 1985.
A TWAS tem atualmente 584 membros: 478 bolsistas de 61 países do sul e 106 estagiários associados de 14 países do norte.
Um Conselho, eleito a cada três anos pelos membros, é responsável por supervisionar todos os assuntos da Academia.
Mais de dois mil cientistas em todo o mundo, incluindo membros da TWAS, oferecem uma revisão gratuita por pares de bolsas de pesquisa, bolsas de estudos e propostas de prêmios apresentadas à Academia por cientistas e instituições em países em desenvolvimento.
mgt/nmr/cm