As autoridades preveem a chegada de cerca de 30 mil brasileiros para as datas de 20 e 27 de novembro, quando os respectivos jogos finais serão disputados entre equipes da mesma origem altamente rivais.
O presidente do Instituto da Criança e do Adolescente, Pablo Abdala, pediu ao Comitê Nacional para a Erradicação da Exploração de Menores uma avaliação especializada dos riscos reais.
Por sua vez, a diretora do Instituto da Mulher, Mónica Bottero, advertiu contra as tentativas de recrutar meninas em situações de vulnerabilidade econômica e psicológica em troca de dinheiro ou através de atos de deslumbramento para que elas entrem em uma rede de exploração.
Lembrou à imprensa que o sistema de justiça no Uruguai criminaliza este tipo de relação com menores, mesmo que seja consensual, independentemente da vítima ter ou não conhecimento disso.
O Ministério Público acusou 30 pessoas, profissionais solventes ligados a partidos pró-governamentais, por este crime na chamada Operação Oceano, em 2019, que detectou uma rede de encontros em apartamentos em Montevidéu e Punta del Este.
Como resultado deste processo judicial, que ainda está em andamento, foi acordado um protocolo de ação preventiva para os operadores turísticos, que deverá ser reativado com a reabertura das fronteiras para estrangeiros.
jha/hr/bm