Conforme relatado pelo gabinete de seu porta-voz, ele também se reunirá com representantes da sociedade civil, incluindo seu Grupo Acessor de Jovens.
No dia anterior, ao discursar na Cúpula de Líderes Mundiais COP26, o representante afirmou que é hora de dizer basta, pois o mundo está caminhando para um desastre climático.
Em seu discurso de abertura na reunião em Glasgow, Escócia, ele alertou que os recentes anúncios de ação climática podem dar a impressão de estar no caminho para mudar as coisas, mas isso é uma ilusão.
Na verdade, como afirmou, o último relatório publicado sobre Contribuições Determinadas a Nível Nacional (reduções projetadas nas emissões de gases de efeito estufa) mostrou que elas ainda condenariam o mundo a um terrível aumento de 2,7° C na temperatura global. “Mesmo que as promessas recentes sejam claras e confiáveis, e haja sérias dúvidas sobre algumas delas, ainda estamos caminhando a toda velocidade para uma catástrofe climática.”
Na melhor das hipóteses, observou o mais alto representante das Nações Unidas, as temperaturas vão subir bem acima de dois graus Celsius.
“Chega de brutalizar a biodiversidade, matar-nos com carbono, tratar a natureza como um vaso sanitário, chega de queimar, perfurar e minar o caminho, estamos cavando nossa própria cova”, disse o diplomata português.
Esses seis anos desde o Acordo Climático de Paris são os mais quentes já registrados, enquanto o “vício em combustíveis fósseis” leva a humanidade ao limite, lamentou.
“A ação climática está no topo da lista de preocupações das pessoas em todos os países, independentemente de idade e sexo, e os líderes mundiais devem ouvir e agir”, insistiu o Secretário-Geral da ONU.
Em nome desta e das futuras gerações, disse ele, exorto-vos a escolher a solidariedade, para salvaguardar o futuro e salvar a humanidade.
Pela primeira vez, o Reino Unido sedia a conferência climática da ONU, na qual se espera que as nações cheguem a um acordo sobre medidas mais ambiciosas para conter o aquecimento global e a produção de combustíveis fósseis.
A COP26 é vista pelas autoridades das Nações Unidas como uma oportunidade de avançar nesses temas e adotar compromissos mais ambiciosos, voltados para conter o aumento da temperatura global.
npg/ifb/cm