Durante uma reunião na Casa de Estado com o embaixador cubano aqui, Carlos Manuel Rojas, os dois trocaram em um ambiente cordial sobre o desenvolvimento das relações entre seus respectivos países.
A Embaixada de Cuba informou que Konrote expressou sua confiança na expansão das áreas de cooperação, levando em conta os desafios comuns enfrentados por ambos os arquipélagos.
O chefe de Estado também reconheceu o apoio inabalável de Cuba às justas demandas dos pequenos Estados insulares em desenvolvimento, especialmente em termos de proteger os oceanos e enfrentar a mudança climática.
Por sua vez, o diplomata caribenho, que está concluindo sua missão neste país, agradeceu a Fiji por sua solidariedade na luta pelo levantamento do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que enfatizou o compromisso de continuar fortalecendo os laços.
As duas nações estabeleceram relações diplomáticas em 2002 e, em maio de 2017, foi estabelecida a missão diplomática cubana em Fiji.
acl/lp/bm