23 de February de 2025

NOTICIAS

Filmografia cubana protagonizará Festival de Nova Iorque

Cuba, mambo, man, festival, Nueva York

Filmografia cubana protagonizará Festival de Nova Iorque

Washington, 3 nov (Prensa Latina) Uma ampla gama de filmografia cubana faz hoje parte da seleção do Festival de Cinema de Havana em Nova York, que acontecerá na cidade americana de 5 a 11 de novembro.

Em sua 21ª edição, o evento sediará no Village East Cinema filmes realizados nos últimos dois anos, como a coprodução britânica Mambo Man (2020), dirigida por Edesio Alejandro e Mo Fini; e Agosto (2019), de Armando Capó, produzida com o apoio da França e Costa Rica.

A programação da projeção também inclui os documentários A voz da mídia, de Heidi Hassan e Patricia Pérez; Retrato de un artista siempre adolescente, de Manuel Herrera; Brouwer: el origen de la sombra, de Katherine T. Gavilán e Lisandra López; e à “rgano, de Rosa María Rodríguez, que concorrerá ao Prêmio Estrela de Havana.

De fato, o trabalho de Hassan e Pérez é a peça central do espaço, depois de ganhar prêmios no Festival de Documentários de Amsterdã, na Holanda, no Festival do Novo Cinema Latino Americano em Havana e o Prêmio Feroz, concedido pela imprensa cinematográfica espanhola.

Embora não concorram nas diferentes categorias, os filmes Natalia, de Ernesto Daranas; Leonardo Padura, de Náyare Menoyo; Las polacas, de Carlos Barba, estão na lista de apresentações, enquanto o encontro prestará homenagem aos cineastas Enrique Pineda Barnet e Juan Carlos Tabío.

A abertura do calendário de atividades estará a cargo do audiovisual colombiano El olvido que seremos, de Fernando Trueba, enquanto o encerramento será obra do espanhol Icíar Bollaín, com seu filme Maixabel.

Após um ano e meio de distanciamento social e destaque das plataformas virtuais, o evento cultural celebra a multidão de vozes cinematográficas da América Latina e do Caribe, como forma de ratificar o valor da arte no desenvolvimento das comunidades, de acordo com o site do festival.

O programa é completado por filmes da Argentina, Chile, Colômbia, Guatemala, México, Peru, Porto Rico, Espanha e Estados Unidos, que oferecem uma abordagem das múltiplas perspectivas que compõem a diáspora latino-americana e contribuem para o intercâmbio entre os atores da sétima indústria da arte.

Nesta ocasião, o festival concentra-se nos eixos temáticos relacionados à diversidade e à comunidade, razão pela qual os materiais escolhidos refletem as identidades culturais e sociais enraizadas nos diferentes países.

mgt/lbl/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES