Minh Chinh se reunirá com os principais líderes franceses e participará do Fórum de Negócios França-Vietnã, uma oportunidade para as partes estreitarem suas relações em vários campos, observou o jornal.
Por sua vez, a VNA, agência de notícias vietnamita, sublinhou que a agenda do primeiro-ministro em Paris e da sua numerosa delegação – incluindo vários ministros – será centrada no reforço da parceria estratégica bilateral, assinada há oito anos.
Em declarações ao embaixador francês em Hanói, Nicolas Warnery, garantiu que o Sudeste Asiático, e o Vietnã em particular, desempenham um papel importante na política externa do seu país e da Europa em geral.
A França é o quinto maior parceiro comercial do Vietnã na Europa. Em 2020, o comércio bilateral atingiu 4,81 bilhões de dólares. É também o terceiro do Velho Continente em investimentos na nação Indochina (605 projetos com capital de 3,6 bilhões de dólares).
Minh Chinh viajou do Reino Unido para a França, onde participou da Cúpula sobre Mudança do Clima convocada pelas Nações Unidas e fez uma visita de trabalho.
jcm / asg / fav