La Cruz, com 92 quilos (kg), cruzará luvas com a italiana Azis Abbes Mohuiidne, enquanto Andy Cruz (63,5) subirá contra a turca Kerem Ozmen e Hernandez (75) contra a russa Dzhambulat Bizhambov.
Na semifinal, o bicampeão olímpico La Cruz derrotou o Uzbequistão, Madiyar Saydrakhimov 5-0, com base em seu grande comando de distância, socos precisos e ritmo no anel da Stark Arena.
O antilhano estará buscando sua quinta coroa mundial para se mover dentro de um de seus compatriotas e recordistas Felix Savon e o fará contra Mohuiidne, que derrotou o espanhol de nascimento cubano Enmanuel Reyes 4-1.
Enquanto isso, Cruz, determinado a conquistar seu terceiro título, venceu o armênio Hovhannes Bachkov por 5-0 com combinações de diferentes ângulos e grande trabalho de pés.
A outra vitória para a maior das Antilhas veio de Hernandez, que venceu Salvatore Cavallaro da Itália por 5-0.
A representação caribenha sofreu os reveses de Osvel Caballero (57 kg) e Herich Ruiz (86), o primeiro 2-3 às mãos do cazaque Serik Temirzhanov e o segundo 1-4 contra o azeri de origem cubana Lore Alfonso.
Cuba já superou o número total de medalhas conquistadas no campeonato mundial anterior, em Ekaterinburg 2019, onde conquistou uma medalha de cada cor.
jha/am/vmc