Deborah Rivas, vice-ministra de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, expressou interesse em que as empresas vietnamitas aumentem seu capital na nação caribenha, especialmente na indústria, infraestrutura, construção, transporte, agricultura, processamento de alimentos, energia renovável e turismo.
O funcionário disse que Cuba ativou recentemente várias medidas para incentivar o investimento estrangeiro e quer que o Vietnã seja um dos beneficiários desta política.
Por sua vez, o vice-ministro vietnamita da construção Bui Hong Minh expressou o interesse contínuo das empresas nacionais em investir na ilha e enfatizou que elas garantiram suas operações mesmo em meio às dificuldades colocadas pela Covid-19.
Lembrou que em setembro passado, durante a visita oficial do Presidente Nguyen Xuan Phuc a Cuba, as partes expressaram em uma declaração conjunta sua vontade de aumentar o comércio bilateral e a cooperação.
Nessa ocasião, Hanói e Havana assinaram o Plano de Ação para implementar a Agenda Econômica 2021-2025 e numerosos documentos e acordos de cooperação em agricultura, saúde, justiça, informação e comunicação, energia e turismo.
Cuba também se comprometeu a transferir para o Vietnã a tecnologia para a produção da vacina contra a Covid-19 Abdala e a fornecer 10 milhões de doses do imunizante.
O primeiro lote, composto de 900.000 injetáveis, chegou aqui alguns dias depois a bordo do avião que trouxe de volta o presidente Xuan Phuc, com outros 150.000 doados pela nação caribenha. jcm/asg/bm