O pólo de desenvolvimento de diamantes de Saurimo, na província de Lunda Sur (nordeste), vai sediar a conferência, que vai mostrar também o potencial das cadeias de valor do ramo, afirmou em entrevista coletiva o secretário de Estado dos Recursos Minerais, Jânio Correia Victor .
Segundo explicou, o encontro vai decorrer de 25 a 27 de novembro e incluirá temas como investigação geológico-mineira, exploração de jazidas, inovação tecnológica, garantias logísticas e financiamento de projectos de investimento.
Estarão presentes representantes de empresas de outras nações africanas, incluindo Namíbia, República Democrática do Congo e Botswana, bem como da Ásia e da América, disse o responsável.
Durante o encontro, o ministro angolano dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, vai apresentar oportunidades de negócio com entidades e agentes da indústria nacional, anunciou Correia Victor.
Após o impasse de 2020 devido ao flagelo da Covid-19, o Governo confirmou que a Feira Internacional de Luanda (Filda) abre as portas no dia 30 de novembro, a maior vitrine comercial do país, cujas sessões terminam no dia 4 de dezembro.
Com sede na zona económica especial Luanda-Bengo, a 36ª edição da Filda vai privilegiar as mostras de tecnologias de ponta a serviço do desenvolvimento agroindustrial e da indústria em geral, disse a repórteres o organizador Bruno Albernaz.
Será um excelente ponto de encontro entre empresários nacionais e estrangeiros para estimular a capacidade produtiva interna e o lançamento de novas pontes económicas, afirmou.
Participarão empresas da África do Sul, Alemanha, Argentina, China, Eritreia, França, Índia, Itália, Turquia, Egito, Japão, Líbano, Estados Unidos, Portugal e outros países.
Até o momento, foram confirmadas 378 inscrições, mas o número deve aumentar nos próximos dias, disse Albernaz, que coordena os preparativos como representante do grupo Arena Events.
Os ramos mais representados serão os da indústria, serviços e comércio, com percentagens per capita superiores a 12 por cento do total, afirmou.
De acordo com o site do fórum (https://filda.co.ao/) da edição anterior, realizada em 2019, a mostra ocupou uma área bruta de 28 mil metros quadrados, reuniu 785 expositores de 22 países e recebeu cerca de 35 mil visitantes.
jcm/mjm/glmv