Na opinião da diretora de Pesquisa Clínica do Centro de Imunologia Molecular, Tania Crombet, os estudos com o anticorpo monoclonal CIMAher® revelaram melhora da função ventilatória e redução da concentração de interleucina 6.
“A interleucina 6 é uma das principais citocinas que causam o estado hiperinflamatório que as pessoas infectadas com o vírus SARS-CoV-2 podem apresentar”, disse o Doutor em Ciências.
Houve melhora radiológica ou estabilização da pneumonia intersticial multifocal em 80 por cento dos pacientes no sétimo dia após o recebimento da primeira dose, comentou o especialista ao jornal Granma.
Da mesma forma, evidências preliminares de prevenção ou reversão das lesões fibróticas pela tomografia axial computadorizada puderam ser observadas, promovendo a redução das sequelas pulmonares, argumentou Crombet.
O nimotuzumabe obteve seu registro de saúde em 2002 para o tratamento de tumores avançados de cabeça e pescoço, pois demonstrou bloquear ou inibir o fator de crescimento epidérmico, um alvo altamente validado em oncologia.
Isso provoca a inibição da proliferação descontrolada de células malignas, a formação de novos vasos e a ocorrência de metástases.
A droga, acrescentou Crombet, também ativa o sistema imunológico.
O especialista destaca que o Nimotuzumab está registrado em 24 países e possui licença especial de venda em 15 territórios da Europa e de outras nações.
msm/joe/glmv