Enquanto uma espessa manta de fumaça cobria os céus de Nova Deli, no sábado, o Sistema de Previsão e Pesquisa de Qualidade do Ar e Tempo relatou um índice geral (AQI) de 533.
Normalmente, este parâmetro entre zero e 50 é considerado “bom”, de 51 a 100 “satisfatório”, entre 101 e 200 “moderado”, de 201 a 300 “ruim”, de 301 a 400 “muito ruim” e entre 401 e 500 “sério”.
O alívio é esperado apenas a partir da tarde de amanhã, mas o AQI irá flutuar dentro de uma faixa muito baixa, alertaram os especialistas.
A poluição do ar em Nova Deli tende a piorar em outubro e novembro devido à queima de restolho agrícola em estados vizinhos, velocidades de vento desfavoráveis e fumaça de veículos, enquanto fogos de artifício acesos durante o Diwali agravam o problema.
Em meio a pouca visibilidade e baixos níveis de AQI, vários residentes de Nova Deli reclamaram de coceira na garganta e olhos lacrimejantes.
O Dr. Ashok Seth, presidente do Fortis Escorts Heart Institute, observou que os níveis de contaminação são perigosos para os idosos e os pacientes recuperados do Covid-19.
Seth alertou para o perigo para os idosos e aqueles com problemas pulmonares e cardíacos, pois os poluentes do ar causam congestão torácica e broncoespasmo, e pioram quem tem asma e bronquite.
Da mesma forma, a própria contaminação predispõe a mais infecções torácicas e virais e casos de pneumonia, acrescentou o especialista.
jcm / abm/ ml