No caminho de volta, cidadãos afegãos com cidadania russa interessados em deixar o país serão evacuados nas mesmas viagens, disse o diplomata ao canal de televisão Russia 1.
“Posteriormente, em outros voos, estudantes afegãos, que ingressaram em nossas universidades com taxas especiais ou bolsas de estudo, se mudarão para a Rússia. Eles simplesmente não têm dinheiro para comprar passagens”, explicou.
Zhirnov disse que o movimento talibã, à frente do governo, concorda com a decisão.
No dia 20 de outubro, os participantes da reunião no formato Moscou sobre o Afeganistão concordaram sobre a importância de apoiar a reconstrução dessa nação da Ásia Central e as autoridades de Cabul pediram ajuda humanitária e econômica urgente.
A declaração conjunta aprovada pelos 11 países participantes da conferência expressou “profunda preocupação” com a situação e enfatizou a necessidade de mobilizar esforços internacionais para lidar com as condições que o povo afegão enfrenta.
Significou a importância de estabelecer mecanismos de cooperação com as autoridades da nação islâmica, apesar da falta de reconhecimento internacional oficial do novo Governo.
oda / mml/ mmd