O evento coincide com o 15º aniversário da Vitrina de Wallonia, inaugurada em 2006 para promover as relações belgo-cubanas e sede do Colóquio Patrimônio, Quadrinhos e Ficção, que reunirá o processo criativo desta manifestação artística, a partir das considerações de seis painelistas da ilha e da Bélgica.
Durante o Colóquio, que homenageia o historiador de Havana Eusebio Leal, serão apresentados os volumes 4 e 5 da revista Kronikas. O Inventário Imaginário, do cartunista belga Etienne Schréder.
Como novidade, o concurso incentiva a chegada a Cuba do Ministro-Presidente do Governo da região da capital de Bruxelas, Sr. Rudi Vervoort, a convite do Ministro da Cultura, Alpidio Alonso Grau e acompanhado de uma numerosa delegação, que incluirá artistas e profissionais do setor acadêmico daquela cidade.
Segundo os seus organizadores, o evento reserva ainda encontros profissionais com criadores e a mostra fotográfica da organização não governamental Créahm, que expõe o seu trabalho criativo na capital belga, onde oferece workshops de artes visuais, música, dança, teatro e circo para Pessoas com Deficiências. Outras ações previstas serão a doação ao Gabinete do Historiador de imagens pertencentes à exposição Homens, Obras e Máquinas, da associação belga Meta-Morphosis.
Até 15 de novembro, a Semana Belga revive o Centro Histórico de Havana com uma grande agenda cultural, após a longa pausa imposta por Covid-19 na ilha, e será amplamente acompanhada por meio de plataformas digitais.
mem / chm / ls