A Ministra da Educação Ena Elsa Velázquez descreveu o evento como “uma celebração educacional, o reencontro com professores e colegas estudantes” em sua conta no Twitter.
Wilder Ladrón de Guevara, diretor da escola primária “Nicolás Estévanez”, disse a Prensa Latina que, para garantir a saúde e o bom funcionamento do ano letivo, todos os protocolos de biossegurança foram adotados.
Durante os primeiros dias, os alunos sistematizarão os conteúdos ensinados através das aulas de televisão implementadas para manter o processo educacional, explicou o educador.
Na instalação, foi implementado um protocolo que inclui a troca das máscaras das crianças em três momentos diferentes, e que é visualmente identificado pelas cores branco no início do dia, azul após o lanche da tarde e vermelho após o almoço.
Cuba retoma as atividades de ensino presencial nos dias 8 e 15 deste mês, após a conclusão dos ciclos II e III de vacinação nos diferentes territórios do país e gradualmente de acordo com os níveis de educação.
“Nada nem ninguém apagará do rosto dos alunos a alegria de estar reunido com seus professores e colegas estudantes”, observou o Ministro da Educação no Twitter durante os dias anteriores.
mgt/ynr/bm