Numa reunião realizada nesta capital, no contexto do primeiro dia da 41ª Conferência Geral da Unesco, acordaram em destacar em particular a importância da colaboração face às consequências da gravíssima pandemia de Covid-19 no setor da educação.
Os responsáveis abordaram a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 da Agenda 2030 da ONU, que visa garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, objetivo para o qual a cooperação e a promoção de alianças são fundamentais.
Velázquez explicou à vice-diretora da entidade multilateral as ações empreendidas por Cuba para manter a continuidade do ano letivo no contexto da crise sanitária e reconheceu as iniciativas promovidas pela UNESCO em uma etapa tão complexa, a fim de prevenir que as crianças à escala global fossem marginalizadas do ensino.
A ministra partilhou com a anfitriã as medidas tomadas pela ilha para o regresso presencial às aulas, incluindo a vacinação de todos os alunos contra a Covid-19 até meados deste mês.
Por sua vez, Giannini reconheceu os resultados do país caribenho e sua tradicional solidariedade na área da educação, bem como a incorporação em seus currículos escolares e docentes de aspectos do desenvolvimento sustentável e da proteção ambiental.
Durante o encontro, as autoridades ratificaram o compromisso de Cuba e da Unesco com o fortalecimento de seus laços e a troca de experiências.
Velázquez participou hoje da instalação da 41ª Conferência Geral da Unesco, fórum que constitui um dos órgãos de governo da organização, que celebrará na noite de sexta-feira o 75º aniversário de sua fundação.
Em declarações à Prensa Latina, a Ministra da Educação comentou que Cuba compareceu ao evento com mensagens como a necessidade de priorizar os investimentos na educação inclusiva.
Da mesma forma, anunciou que a Ilha aproveitará os vários espaços da conferência para sublinhar a sua disponibilidade para apoiar as nações que o solicitem, em áreas entre as quais citou o combate ao analfabetismo.
mem / wmr / hb