Conforme refletido no site Cali-Valle 2021, a viagem envolverá locais emblemáticos de cada cidade, as instalações esportivas e cada local do grande evento até que entre no estádio Pascual Guerrero durante a cerimônia de abertura em 25 de novembro.
Marcelo Vélez, coordenador do tour da tocha Pan-americana, destacou que cinquenta por cento dos participantes serão pessoas com deficiência, personagens da cidade, de todos os círculos, idades e grupos étnicos; o resto serão atletas.
Segundo Vélez, o desenho da tocha corresponde ao das medalhas, inspirado em pássaros; neste caso, no lugar onde nascem e suas asas crescem para voar.
Em correspondência com os cuidados com o planeta, a chama pan-americana será produzida com um biocombustível, que não produz fumaça, não tem cheiro e não é tóxico.
A viagem terá início na quarta-feira, 17 de novembro, no Monumento a Cristo Rei, na cidade de Cali, e também visitará as cidades de Bogotá, Jamundí, Calima El Darién, Yumbo, Palmira e Buga.
A competição juvenil da América disputará suas ações de 25 de novembro a 5 de dezembro deste ano com a participação na região colombiana de Cali-Valle de atletas de 41 países em 28 modalidades esportivas.
mem / yma / hb