A nomeação das cartas, que faz parte das comemorações dos 502 anos da chamada Cidade Maravilha (Havana), reserva a apresentação do livro A Coleção do Museu Nacional de Cerâmica Contemporânea de Cuba e também a homenagem à Prêmio Nacional de Artes Plásticas Alfredo Sosabravo, com um tour pela instituição que guarda parte de sua criação.
Como novidade, o evento incorpora em sua agenda o colóquio do primeiro quarto de século da editora e a exibição do documentário La Habana desconhecida, do diretor Carlos Andrés García na sala polivalente do Museu da Cidade.
Entre os títulos a serem apresentados, destaca-se Huellas sobre la ciudad (Pegadas sobre a cidade). Sueño de papel (Sonhos de papel), que faz parte da exposição homônima da pintora cubana Ileana Mulet, que será inaugurada no Palacio de los Capitanes Generales.
Da mesma forma, a obra literária Mas luzes y sombras (Mais luzes e sombras), de autoria de Estrella Díaz, dá nome à mostra coletiva sediada na galeria Casa Carmen Mantilla, que reunirá cerca de trinta artistas plásticos entrevistados.
Até 14 de novembro, as Ediciones Boloña dão acesso aos livros La Habana, dimensión arqueológica de un espacio habitado, em coedição com as Ediciones Polymita; Art decó en La Habana Vieja y Aspectos constructivos en la rehabilitación de bienes inmuebles (Atr Decó em Havana Velha e aspectos construtivos na reabilitação de bens imutáveis).
Suas publicações complementam o programa cultural do OHC e fazem referência ao passado e ao presente da antiga cidade de San Cristóbal de La Habana.
mv/chm/cm