Juan Bolívar, chefe do arquivo do maior coliseu fora de Havana, explicou à Prensa Latina que essas exibições gráficas promocionais incentivaram a presença do público para desfrutar do Ballet Nacional de Cuba (BNC) em cerca de sete ocasiões e com apresentações de grande renome.
Ele lembrou que Alicia Alonso, a primeira bailarina absoluta e diretora do BNC, dançou em várias dessas propostas da prestigiosa companhia, como fez Carlos Acosta com Acosta Danza nos primeiros anos de seu novo grupo.
Outros artistas de classe mundial, como a colombiana Toto La Momposina, os dominicanos Johnny Ventura, Víctor Víctor e Andy Montañés, membros da companhia do espanhol Antonio Gades e orquestras de jazz estadunidenses fazem parte dessa lista de destaque, disse Bolívar.
Ele também elogiou os shows de Silvio Rodríguez e da companhia de teatro infantil La Colmenita, que lotaram o amplo salão principal do teatro.
Um momento marcante foi o Trem da Paz, que durante a 33ª edição do Festival Internacional de Corais reuniu crianças e adultos de Cuba, África do Sul, México e Estados Unidos, sob a liderança da maestra sul-africana Sharon Katz, com canções em espanhol, Inglês e línguas nativas.
Como resultado do gradual retorno ao novo normal, em correspondência com a diminuição dos casos Covid-19, Heredia abriu suas portas para hospedar sua programação cultural como um dos epicentros desse trabalho na cidade.
A boa notícia da declaração de Cidade Criativa na Música pela Organização das Nações Unidas para a educação, ciência e cultura implica uma etapa superior na trajetória do teatro que leva o nome do primeiro poeta cubano.
mem / mca / hb