Até o momento, 19 dos 23 estados do país possuem o equipamento tecnológico que será usado durante as eleições regionais e municipais, disse o órgão eleitoral mais alto em um comunicado à imprensa.
Um contingente de 750 trabalhadores da CNE está trabalhando no diagnóstico do funcionamento de cada uma das máquinas de votação, uma ação destinada a configurar e calibrar os equipamentos que permitirão a votação automatizada.
A verificação dos instrumentos tecnológicos para o exercício do voto e a execução dos testes operacionais tanto das máquinas como do Sistema Integrado de Autenticação ocorreu na véspera sem incidentes, disse o órgão eleitoral.
Validados por representantes de organizações políticas, os testes dos equipamentos de votação e dos sistemas de autenticação são procedimentos essenciais para garantir a transparência e a segurança das eleições.
A Venezuela irá às urnas em 21 de novembro para eleger os 23 governadores e 335 prefeitos do país, bem como os membros dos conselhos legislativos regionais e dos conselhos municipais.
mv/wup/bm