Sob a hashtag # Díadelatradition, mensagens em homenagem a Hernández, que completaria 187 anos, aparecem no Twitter desde a madrugada enquanto vários pedem a seus compatriotas que retomem os costumes nativos que ao longo do tempo foram mudando ou extinguindo e identifiquem os cidadãos de esta nação do sul.
O dia da tradição é o reconhecimento da identidade argentina, dizem vários usuários que mostram seu orgulho gaúcho de maneiras diferentes, com imagens tradicionais e outras carregadas de humor.
O tradicional chimarrão, o churrasco, o vinho, as empanadas, o alfajor, o tango, a cumbia e o malambo, os argentinos veneram a sua identidade nesta quarta-feira, um selo distintivo que enraizaram na cultura dos seus antepassados durante séculos.
A ideia de institucionalizar um dia que comemore as tradições dos gaúchos, personagens das planícies e zonas limítrofes de vários países do sul, partiu do poeta Francisco Timpone numa noite de dezembro de 1937.
Em seguida, apresentou o projeto no Senado da Província de Buenos Aires e ele entrou em vigor em 9 de setembro de 1938 e em 1975 o Congresso o estendeu a toda a nação.
Desde então, todo dia 10 de novembro, o aniversário é comemorado com os traços distintivos que identificam as pessoas, seus costumes e sua língua.
mem / may / fav