5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Título honorário de uma vida científica para Vicente Vérez de Cuba

titulo-honorario-de-uma-vida-cientifica-para-vicente-verez-de-cuba

Título honorário de uma vida científica para Vicente Vérez de Cuba

Havana, 10 nov (Prensa Latina) Vicente Vérez é uma referência constante em Cuba e hoje voltará a ser notícia quando agregar à sua história o título honorário de Doutor Honoris Causa em Ciências Químicas pela Universidade de Havana.

O nome deste proeminente cientista, atual diretor do Finlay Vaccine Institute, aparece na mídia nacional e internacional sempre perto de três passos firmes da ilha do Caribe para neutralizar Covid-19: Soberana 01, Soberana 02 e Soberana Plus.

Acompanhado por uma equipe de importantes pesquisadores do país, ele defende em cada cenário a capacidade da ciência cubana de enfrentar a atual pandemia e a excepcional qualidade das vacinas.

Com um histórico reconhecido, ele é o principal autor da vacina de antígeno sintético contra Haemophilus influenzae tipo b (Hib).

Ao referir-se à marca dessa descoberta, disse que se tratava de uma obra coletiva.

“Não gosto que nunca seja personalizado, são obras de grandes coletivos sempre. Se se tem que comandar um navio, o navio não é nada com capitão; o navio com capitão é um navio à deriva; é apenas um navio com toda a sua tripulação … a quem devo tudo “, disse ele no espaço de televisão da rádio Távola Redonda.

Graduado em Engenharia Química pelo Instituto “Lomonosov” de Moscou, ele também possui o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Canadense de Quebec em Montreal.

“A magia da química … e ver que algo novo é gerado simplesmente pela mistura da reação anterior. Isso foi algo pelo qual eu sempre fui muito apaixonado”, disse ele.

Membro da Academia de Ciências de Cuba, fez seu doutorado na Universidade de Orleans, França, em 1983.

O doutor Vicente Vérez Bencomo narrou em diversas ocasiões que no ano em que defendeu sua tese de doutorado na Casa Européia de Educação Superior, a dedicou a seus pais, sua esposa, seu professor da URSS e à Revolução Cubana.

“Isso incomodou muito um dos jurados, que era um cientista conhecido, mas de direita que não entendia. Ele ficou mais de uma hora me fazendo perguntas, tentando desvalorizar a tese, mas eu não me arrependo de ter feito isso “, lembrou.

Em 1984 assumiu a direção do Laboratório de Carboidratos, que em 1990 foi fortalecido e mudou seu nome como Laboratório de Antígenos Sintéticos da Faculdade de Química da Universidade de Havana.

Para 2008 foi nomeado diretor do Centro de Química Biomolecular, criado a partir da união entre o Centro de Química Farmacêutica e o Laboratório Universitário.

Possui outros prêmios como o Prêmio Especial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente pelo Resultado de Maior Relevância Científica (1999 e 2004), a Medalha de Ouro da Organização Mundial da Propriedade Intelectual.

Ele também foi premiado na categoria Saúde em 2005 pelo Tech Museum of Innovation em San José, Califórnia, nos Estados Unidos.

Em 2015 recebeu a condecoração da Ordem dos Cavaleiros da Legião de Honra, que é a mais conhecida e mais importante das distinções francesas atribuídas a homens e mulheres por méritos extraordinários.

rgh / cdg / ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES