Na rede social Twitter, o presidente fez eco aos reconhecimentos emitidos na quinta-feira por várias instituições e personalidades do país.
Também desejou ao escritor, editor e professor “um feliz aniversário em sua casa, que é nossa e pertence a todos: Casa de las Américas”.
O político e atual presidente da referida instituição também foi homenageado pela União dos Escritores e Artistas de Cuba (Uneac), pelo Ministro da Cultura Alpidio Alonso e pela Biblioteca Nacional José Martí.
“Abel não é apenas o intelectual lúcido comprometido com Cuba, é também o líder atencioso, o cubano de bom humor, o irmão a quem sempre se pode recorrer. De seu Uneac o amamos”, disse o presidente da entidade, Luis Morlote.
Alonso também descreveu o autor dos romances El Vuelo del gato e Viajes de Miguel Luna, os contos Los Bitongos y los guapos e Noche de sábado, entre outros textos, como uma das figuras mais brilhantes e amadas, “que dedicou sua vida a trabalhar pela cultura e a Revolução”.
Como presidente da Casa de las Américas, Prieto ratifica a função curativa da cultura e a necessidade de integração a nível regional, especialmente no contexto contemporâneo marcado pela escalada das agressões perpetradas pelos inimigos da ilha.
Durante sua carreira profissional, ele assumiu várias responsabilidades como a liderança da vanguarda artística por mais de uma década como presidente da Uneac, a direção do Ministério da Cultura e do Escritório do Programa Martiano e da Sociedade Cultural José Martí.
gas/lbl/bm