Falando à Prensa Latina, Pablo Elier Sanchez, técnico da equipe caribenha, destacou a evolução do time desde o processo de qualificação para a Copa do Mundo do Qatar 2022, em março e junho, e após a incorporação de jogadores cubanos de outros campeonatos internacionais.
“Isto permitiu a confluência de 23 jogadores com uma dinâmica constante de treinamento e competições, apesar da atual crise epidemiológica como resultado da pandemia de Covid-19. A decisão representou melhores resultados, comportamento e imagem da equipe nacional em campo”, disse o treinador.
O técnico lembrou que os jogadores convocados pertencem a ligas reconhecidas no mundo, como é o caso de Onel Hernández, meio-campista da Premier League do Reino Unido e Carlos Alberto Vázquez (Cavafe), zagueiro central do clube espanhol Bergantiños FC.
Segundo o treinador, a convocação também inclui Jorge Luis Corrales, jogador defensivo do FC Tulsa no Campeonato USL nos Estados Unidos e Modesto Mendez, defensor do Fort Lauderdale CF na USL League One, também no norte do país.
Outros atletas envolvidos são William Pozo-Venta, um atacante com Strommen na Noruega, e José Apezteguía, um atacante com Sammarinese Tre Fiori na Itália, assim como jogadores das confederações da América Central Honduras, República Dominicana, Costa Rica e Guatemala.
“Estas mudanças também nos colocam, em certa medida, como referência na especialidade na área. A Associação Cubana de Futebol não treina mais, ela apenas chama a equipe e a concentra alguns dias antes. Daí a importância das datas da FIFA para jogos amistosos e jogos oficiais da seleção nacional”, disse ele.
Na opinião de Sánchez, as partidas programadas neste calendário são a única maneira dos jovens competidores interagirem como uma equipe nacional e melhorarem seu desempenho, na busca de um lugar em uma Copa do Mundo, e ele informou sobre as próximas datas da FIFA, programadas para janeiro.
msm/dgh/vmc