O ambiente eleitoral pode ser sentido desde cedo, com várias pessoas indo às urnas para votar nestas eleições em tempos de Covid-19, cuja última fase está correndo mais suavemente do que as primárias em setembro, devido ao progresso da vacinação e a notável queda nos casos de contágio.
Mais de 500.000 funcionários eleitorais estão distribuídos por todo o país neste dia, no qual até agora a maioria dos candidatos das diversas forças políticas na corrida já votaram, assim como o presidente Alberto Fernández e outros funcionários.
As expectativas crescem nestas eleições, onde o foco está nos distritos com o maior número de assentos em jogo, como a província de Buenos Aires, que representa cerca de 37% do eleitorado, seguida por Córdoba e Santa Fé e a capital federal.
As urnas estarão abertas até as 18h00, horário local, enquanto os resultados parciais deverão ser anunciados três horas depois.
Como nas primárias, o governo colocou novamente à disposição dos cidadãos o aplicativo Elections Argentina 2021 para dispositivos móveis, o que lhes permitirá acompanhar a contagem dos votos. Mais de 400.000 argentinos no exterior também participarão deste dia.
Dos 257 assentos na Câmara dos Deputados, 127 serão renovados nestas eleições de meio-termo, e dos 72 no Senado, 24 serão substituídos, além de outros cargos públicos.
oda/may/vmc