O relatório oficial afirma que com 24,5% dos votos, o PP derrotou o partido Cidadãos para o Desenvolvimento Europeu da Bulgária (GERB), que só ganhou 22,8% dos votos, contra todas as probabilidades.
O terceiro lugar nas eleições parlamentares foi para o Movimento pelos Direitos e Liberdades com 13,8% dos votos, enquanto que o Partido Socialista, com 10,3%, ficou em quarto lugar, disse o relatório.
A aliança PP enfrenta agora a difícil tarefa de formar um novo governo, para o qual deve ganhar o apoio dos socialistas e do grupo da Bulgária Democrática, formado pelas forças políticas Sim Bulgária, Democratas para uma Bulgária Forte e os Verdes, dizem os analistas.
As eleições realizadas neste domingo na Bulgária foram as terceiras nos últimos sete meses, depois das realizadas em abril e julho deste ano, nas quais foi impossível formar um governo devido à falta de acordo, o que, segundo declarações do líder socialista Korneliya Ninova, provavelmente será repetido novamente devido à falta de vontade política.
As eleições parlamentares coincidiram com as eleições presidenciais nas quais o atual chefe de Estado, Rumen Radev, ganhou com 49,4% dos votos, embora deva ir a um segundo turno em 21 de novembro com Anastas Gerdzhikov, apoiado pelo GERB, que ganhou 22,7% dos votos.
rgh/ort/vmc