Sob o lema Leitura está crescendo e dedicado ao México como convidado de honra, o evento acontecerá em seu local habitual, o Parque Histórico Militar de San Carlos de La Cabaña e no Centro Histórico da Cidade Maravilhosa da nação caribenha.
“A nação asteca tem uma imensa tradição literária, além do extenso intercâmbio e relações entre os dois países durante vários séculos. Graças à vontade do México de fazer parte deste evento, poderemos acessar seu patrimônio passado e contemporâneo”, disse o Ministro da Cultura da ilha, Alpidio Alonso, anunciando a nomeação.
“Com este convite estamos respondendo à solidariedade historicamente expressa pelo povo mexicano, intensificada durante o Festival Internacional Cervantino e durante a visita do Presidente Miguel Díaz-Canel Bermúdez em setembro passado”, disse Alonso durante as celebrações do evento, realizado em Guanajuato.
Segundo a Câmara do Livro de Cuba, o encontro prestará homenagem a Carilda Oliver Labra e Jesús Orta Ruiz (el Indio Naborí), no centenário de seu nascimento, bem como ao 140º aniversário da publicação do poema Ismaelillo, de José Martí e do romance Cecilia Valdés o La Loma del Ángel, de Cirilo Villaverde.
Autores, editores, tradutores, designers, ilustradores, distribuidores e o público em geral se reunirão no evento mais importante do setor editorial cubano, projetado como palco para a exposição, negociação, comercialização e promoção da literatura.
rgh/lbl/bm