Atualmente, o sistema de organismos multilaterais desenvolve ações para colocar a prevenção de conflitos no centro de suas operações em todo o mundo.
O fato foi salientado na semana anterior pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, no Conselho de Segurança, e sublinhou que a prevenção está no centro da nova agenda de paz que promovem.
Guterres também participa do encontro desta terça-feira; o Presidente da Assembleia Geral, Abdulla Shahid; e o chefe do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, Collen Vixen Kelapile, entre outros.
De acordo com uma nota conceitual distribuída pelo México, que foi presidente do Conselho neste mês, o objetivo da sessão é facilitar o diálogo entre os diferentes órgãos principais da ONU, a fim de identificar medidas concretas para melhorar a cooperação em questões de prevenção de conflitos. .
O debate desta jornada é justamente uma das prioridades da nação asteca na agenda de trabalho deste mês e espera-se um pronunciamento final ao fim do encontro, que estava sendo negociado na véspera.
De fato, o embaixador mexicano na ONU, José Ramón de la Fuente, destacou a necessidade de maior colaboração e coordenação entre os principais órgãos das Nações Unidas, a fim de tornar mais eficaz seu trabalho preventivo na agenda internacional de paz e segurança.
ymr/ifb/cm